segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Adriano é o novo prefeito de Marcação. Eleito com 2.644 votos


Prefeito eleito em Marcação
Prefeito eleito em Marcação ( foto: rep. internet)

O servidor público Adriano Oliveira Barreto (PR) e o agricultor José da Silva Bernardo (PTB) foram eleitos ontem, como prefeito e vice-prefeito do município de Marcação, no litoral Norte paraibano, distante a 62 quilômetros da Capital, com 2.644 votos. Os dois, integrantes da coligação “A Coragem Para Mudar Continua”- (PCdoB/PR/PTB/DEM) responsável pela única chapa que concorreu ao pleito, serão diplomados pela Justiça Eleitoral no próximo dia 28 e empossados pela Câmara Municipal de Marcação, em sessão solene, no dia 4 de setembro.

Assim que foi encerrada a votação e anunciado o resultado do pleito, com a totalização dos votos, a população, juntamente com os futuros gestores, tomou às ruas da cidade para comemorar. Dos 5.474 eleitores aptos a votar, 3.909 foram às urnas, o correspondente a 71,42% dos eleitores, conforme dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O percentual de abstenção ficou em 28,58%, já que 1.564 não compareceram para votar. Os votos brancos somaram 112 e os nulos 1.153. O pleito aconteceu depois de ter sido adiado por duas vezes por conta de recursos impetrados na Justiça Eleitoral pelo PT local.

A eleição suplementar em Marcação, para escolha do prefeito e vice-prefeito foi determinada pela Justiça Eleitoral, devido à cassação dos mandatos do ex-prefeito Paulo Sérgio da Silva Araújo (PMDB) e seu vice, Valdi Fernandes da Silva (PT), eleitos em 2008, por abuso de poder econômico e político, conduta vedada à agente público, corrupção eleitoral e compra de votos.

O processo eleitoral que culminou com a eleição de Adriano Barreto e José Bernardo, respectivamente, como prefeito e vice de Marcação, foi conduzida pelo juiz Adeilson Nunes de Melo, titular da 55ª Zona Eleitoral de Rio Tinto. “O pleito transcorreu na mais perfeita tranquilidade. Contamos ainda com a presença do juiz corregedor regional eleitoral, João Batista Barbosa, que veio fortalecer e dar segurança às eleições, além de trazer mais segurança e credibilidade ao eleitor”, declarou. A Justiça Eleitoral mobilizou 180 pessoas, das quais 68 atuaram como mesários. Instalou 17 seções eleitorais, em 5 locais de votação.

Corregedor: pleito foi tranquilo

O juiz João Batista Barbosa, corregedor regional Eleitoral, também avaliou o transcurso do processo de forma positiva. Segundo ele, o pleito foi tranqüilo. “Os eleitores compareceram bem as sessões eleitorais para exercer a sua cidadania, deu tudo certo. O Juiz Eleitoral Zonal passou o dia visitando os locais de votação. Percebi que os eleitores se sentiram seguros, com isso, tudo transcorreu dentro da normalidade e quem ganha é a democracia”, declarou corregedor.

O diretor geral do TRE-PB, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, acompanhou em tempo real a eleição do município de Marcação, dando apoio logístico aos trabalhos, em contato permanente com os servidores e o próprio juiz eleitoral, Adeilson Nunes de Melo.

Leonardo Lívio também avaliou o processo de forma positiva, enfatizando que os trabalhos transcorreram como o esperado. “Apenas uma urna eletrônica foi trocada, na seção 102ª da Escola Emília Gomes, sem causar prejuízo ao Pleito. Os eleitores votaram com muita tranquilidade em todos os cinco locais de votação, nas 17 seções eleitorais”, comentou.

“É um sonho realizado”

O prefeito eleito Adriano Barreto comemorou o resultado da eleição. Ele agradeceu a participação dos quase quatro mil eleitores que foram às urnas para escolher o prefeito e vice-prefeito, fazendo com que a justiça fosse feita e a ordem administrativa volte a ser restabelecida no município.

“É um sonho realizado. Sentimento de que foi feita justiça. Quero agradecer aos eleitores porque se não fosse pela vontade popular isso não teria acontecido. Foi uma luta de três anos e não fosse pelo povo eu não teria tido força para seguir em frente”, declarou Adriano.

O novo gestou disse, ainda que está ciente da responsabilidade que terá pela frente e das medidas que deverão ser tomadas para garantir o desenvolvimento social e econômico de Marcação, que sofreu quase um ano a instabilidade administrativa;

Ele ressaltou que o município foi administrado três meses por um prefeito interino e seis meses por outro, os quais, segundo ele, não colocaram em prática nenhum projeto administrativo em prol da cidade e promoveram mudanças no secretariados e não deram sequência a ações administrativas.

“Temos que saber qual é a situação atual do município, solicitar a realização de uma auditoria contábil fazer um levantamento de toda a situação. Estamos otimistas e com muita vontade de trabalhar e superar todos os desafios que virão pela frente”, afirmou o prefeito eleito.


Portal Correio
Adriana Rodrigues do Jornal Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.