domingo, 26 de setembro de 2010

José Serra faz passeata em Campina Grande e tenta diminuir vantagem de Dilma na PB

Tentar diminuir a diferença de 44 pontos percentuais que afasta o presidenciável José Serra (PSDB) da concorrente petista, Dilma Roussef, na Paraíba, segundo apontou a segunda pesquisa do Diário Data Associados, publicada esta semana. Com esse foco, José Serra esteve sábado, dia 25, em Campina Grande, para cumprir agenda de atividade de campanha, uma caminhada pelas ruas do Centro, tentando minar as bases petistas na Paraíba.

A visita a Campina Grande fez parte de um roteiro traçado no Nordeste, onde o tucano leva desvantagem na corrida rumo ao Palácio do Planalto. O fato de não ter um palanque oficial na Paraíba, dificulta a performance eleitoral do candidato a presidente pelo PSDB, que tem uma campanha pouco divulgada no estado. A atividade terá como ponto de partida o Parque do Povo, de onde os candidatos ao senado Cássio Cunha Lima (PSDB) e Efraim Morais (DEM), além do candidato a vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB) comandarão ao lado de Serra a caminhada pelas ruas centrais de Campina Grande. Espera-se também a presença do coordenador da campanha no Nordeste, o senador Cícero Lucena (PSDB).

Serra esteve no dia da abertura do São João em Campina Grande, no dia 4 de junho, no entanto, não participou da abertura da festa mais popular do país. Nos bastidores, alimentava-se a resistência da sua vinda a Paraíba, diante do receio de posar para fotografias com candidatos apontadoscomo "fichas suja", a exemplo da de Cássio Cunha Lima, que teve seu registro negado pelo TRE, recorreu ao TSE e aguarda posição do STF, sobre a aplicabilidade da lei para essa eleição. Outro gargalo é o apoio do candidato ao senado Efraim Morais( DEM), que foi alvo de escândalos nacionais, após a contratação de duas funcionárias fantasmas pelo seu gabinete.

Rômulo Gouveia negou a participação do candidato ao governo Ricardo Coutinho (PSB), na mobilização, já que a aliança na Paraíba é pontual, reiterando que o socialista apóia a reeleição da candidata Dilma Roussef.

Conforme o secretário-geral do PSDB, João Fernandes, Serra vem falar ao povo da Paraíba do seu projeto de desenvolvimento regional, que está em cima de projetos estruturantes. João Fernandes reiterou a tese de Serra, que acredita que o governo federal tem uma dívida com a Paraíba, diante do crescimento e do apoio dado a Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

PerformanceOs dados da última pesquisa encomendada do Instituto Diário Data Associados, que entrevistou 1.100 pessoas entre os dias 12 e 15 deste mês mostrou na estimulada que a petista tem 62% das intenções de voto, contra 18% do tucano José Serra. Eles vêm seguidos de Marina Silva (PV), com 5%. Os candidatos Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Plínio (Psol) e Rui Costa Pimenta (PCO) não atingiram a média mínima de 0,5% do eleitorado e, por isso, não pontuaram na pesquisa. Pretendem votar nulo 4% dos eleitores e o número de indecisos soma 11%.O intervalo de confiança da consulta é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Por Valderêdo Borba, do Diário da Borborema
Norte On line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.